Conforme amplamente anunciado pela  imprensa, o  Diretor da CNEN, Prof. Renato Cotta, foi demitido pelo Palácio do Planalto por ser contrario à nomeação, para os cargos de Presidente e Diretores da NUCLEP, de pessoas que não preenchem os requisitos elencados pelo Decreto no. 8.945, de 27 de dezembro de 2016, que regulamenta a Lei das Estatais. Tais nomeações, ainda de acordo com a imprensa, teriam como objetivo conseguir votos favoráveis à Reforma da Previdência na Câmara de Deputados. A CNEN tem direito a voto de desempate no conselho da NUCLEP e Renato Cotta era contrario a essas nomeações motivadas por conveniencias políticas e em desacordo com a regulamentação em vigor.

 O Prof. Renato Cotta, além de membro da comunidade cientifica e com um excelente currículo, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Sua demissão nas referidas circunstâncias é inaceitável, abrindo espaço para que o parque científico-tecnológico, construído a duras penas pelo esforço da comunidade de pesquisadores do país, seja utilizado como uma fonte de cargos a serem distribuídos pelo governo a aliados circunstanciais. O desempenho destas instituições fica claramente precarizado, deixando-se em segundo ou terceiro planos a competência cientifico-tecnológica requerida para o desempenho destes cargos em favor da satisfação de interesses de parceiros ideológicos.

  A ANPesq (Associação Nacional dos Pesquisadores) manifesta sua veemente objeção à exoneração de um dirigente altamente qualificado e competente, que simplesmente optou por não descumprir os instrumentos legais em vigor. Trata-se, de fato, de uma situação inaceitável. É urgente que seja revista a medida intempestiva tomada pelo Governo Federal.

  Cabe ainda reiterar que a predominância de critérios técnico-científicos para a escolha de dirigentes de instituições de C&T faz-se ainda mais crucial  para garantir o sucesso de projetos de relevância para o desenvolvimento do nosso país face às  graves dificuldades orçamentárias que pairam sobre as instituições de C&T.

 A Diretoria da ANPesq
 Aos interessados em assinar um abaixo-assinado pedindo a recondução de Renato Cotta à presidência da CNEN: favor clicar aqui

Autor

anpesq